Definir energia não é algo trivial, e alguns autores chegam a argumentar que "a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente".
Em ciência, energia (do grego έν dentro, εργον trabalho, obra, dentro do trabalho) refere-se a uma das duas grandezas físicas necessárias à correta descrição do inter-relacionamento - sempre mútuo - entre dois entes ou sistemas físicos.
A segunda grandeza é o momento. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e momento, mas o fazem de forma que ambas as grandezas sempre obedeçam à respectiva lei de conservação.
É bem difundido - não só em senso comum - que energia associa-se geralmente à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação.
Em verdade, a etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".
Embora não completamente abrangente no que tange à definição de energia, esta associação não se mostra por completo fora do domínio científico, e, em princípio, qualquer ente que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a deformá-lo ou a fazê-lo ser percorrido por uma corrente eléctrica - está a "transformar" parte de sua energia, transferindo-a ao sistema sobre o qual realiza o trabalho.
O conceito de energia está relacionado com a capacidade de por em movimento ou transformar algo. No âmbito económico e tecnológico, a energia refere-se a um recurso natural e aos elementos associados que permitem fazer um uso industrial do mesmo.
Para a física, a energia é uma magnitude abstracta que está ligada ao estado dinâmico de um sistema fechado e que permanece invariável com o tempo. Trata-se de uma abstração que é atribuída ao estado de um sistema físico. Tendo em conta as suas diversas propriedades (composição química, massa, temperatura, etc.), todos os corpos possuem energia.
Pode-se detalhar diversos tipos de energia consoante o campo de estudo. A energia mecânica, por exemplo, é a combinação da energia cinética (gerada pelo movimento) e a energia potencial (relacionada com a posição de um corpo dentro de um campo de forças).
Entendida como sendo um recurso natural, a energia nunca é um bem só por si, mas antes um bem intermédio que permite satisfazer outras necessidades na produção de bens e serviços.
A energia também pode ser classificada de acordo com a fonte. Dá-se o nome de energia não renovável àquela que provém de fontes esgotáveis, como a que vem do petróleo, do carvão ou do gás natural. Por sua vez, a energia renovável é virtualmente infinita, como é o caso da eólica (gerada pela acção do vento) e da solar.
A exploração econômica ou industrial da energia compreende diversos processos, que variam de acordo com a fonte usada. Pode-se mencionar, por exemplo, a extracção da matéria-prima (como o petróleo obtido dos poços), o seu processamento (no caso do petróleo, o seu refinamento) e a sua transformação em energia (por combustão, etc.).
RESUMINDO:
O conceito de energia é:
"O potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação."
POR ISTO É TÃO IMPORTANTE QUE ESTA "FORÇA", ESTEJA DESBLOQUEADA EM NÓS, PARA QUE POSSAMOS REALIZAR AS TAREFAS DE FORMA HARMÔNICA EM NOSSAS VIDAS!